quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Solo do Terrário

Este é um item de grande importância, que poucas pessoas dão atenção, para manter seu jabuti saudável é necessário que o piso não seja muito liso nem escorregadio, como a cerâmica, pois estes causam danos na locomoção do animal, que fica rastejando, e se estiver em fase de crescimento os danos causados pelo chão liso, o jabuti ficará andando errado para o resto de sua vida, e assim atrapalhar sua locomoção e desenvolvimento e causará dores ao animal.

Um solo áspero também é problema, como o cimento, pois este causa atrito no plastrão do jabuti e se estiverem em período de reprodução, o macho anda encaichado na fêmea, e deixa seu pênis em contato com o solo que se for solo abrasivo causa graves feridas.

 Um solo ideal seria você misturar três medidas de terra argilosa para duas medidas de areia, e por um pouco de fibra de coco.

Há também quem escolhe por carpete especial para répteis ou grama, o primeiro dos dois é a melhor opção, porém o seu jabuti não vai viver tão mal na grama.


Muita gente põe areia no terrário depois para os jabutis colocarem seus ovos lá, porém isso não é o ideal, pois a areia pode ficar muito fria, e matar os jabutis que estão dentro dos ovos.

É importante saber também que o solo ideal para um jabuti filhote é diferente de um jabuti adulto, a melhor das hipóteses para colocar um jabuti filhote, é num solo de jornal amassado, pois assim o animal não escorrega, nem arranha o seu casco.

25 comentários:

  1. Tenho uma jabuti de mais ou menos um ano e meio, acabei de compra-la e vou montar o terrario esta semana, improvisei um espaço com uma toalha de banho como solo, pelo menos ate o terrario ficar pronto, está bom assim ou devo usar o jornal amassado?

    ResponderExcluir
  2. Eu herdei um filhote de jabuti de minha bisa esta ultima semana como um presente de despedida... estoubperdida quanto ao animal... ele dorme muito, coloquei um um terrario e verifiquei que ele nao possui as unhas traseiras, no lugar dos pezinhos tem uma parte esbranquiçada é normal.. me ajude por favor... julianemarchi@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi seria bom vc procura um veterinário o meu filhotinho dormia muito e não estava se alimentando direito fica dias sem come, então levamos ela no veterinário w atendia répteis e descobri q ela estava com pneumonia e desnutrida ... Ela foi medicada seguimos td a orientação e gracas a Deus hj a VV é assim que a chamamos esta bem melhor !!!

      Excluir
  3. quando chega o inverno, devo simular o inverno no terrário também?

    ResponderExcluir
  4. Ganhei um jabuti mas não entendo nada sobre o bichinho.Tenho um quintal grande com jardim, posso deixa lo à vontade ou tenho que fazer um terrario? Esse terrario pode ser feito no jardim? Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu jardim possuir grama ou terra como um substrato,você pode coloca lo dando também importancia em sua alimentação adequada

      Excluir
  5. Ganhei um jabuti mas não entendo nada sobre o bichinho.Tenho um quintal grande com jardim, posso deixa lo à vontade ou tenho que fazer um terrario? Esse terrario pode ser feito no jardim? Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Ganhei um jabuti mas não entendo nada sobre o bichinho.Tenho um quintal grande com jardim, posso deixa lo à vontade ou tenho que fazer um terrario? Esse terrario pode ser feito no jardim? Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  7. Ganhei um Jaboti mas não sei se é mesmo um Jaboti.. Como faço para saber e quais cuidados devo ter com o bichinho? Não sei nada sobre ele!! MS ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHE SE ELE E PRECIDO COM DO FOTO DO SITE SE N FOR ME FALE

      Excluir
  8. Li agora q tem q ser legalizado e liguei para a pessoa a me deu e ela disse q tbem ganhou. Então como fazer para entrega lo ao IBAMA UMA VEZ q ele não tem nota de compra e portanto não é. legalizado.

    ResponderExcluir
  9. Li agora q tem q ser legalizado e liguei para a pessoa a me deu e ela disse q tbem ganhou. Então como fazer para entrega lo ao IBAMA UMA VEZ q ele não tem nota de compra e portanto não é. legalizado.

    ResponderExcluir
  10. Ganhei um Jaboti mas não sei se é mesmo um Jaboti.. Como faço para saber e quais cuidados devo ter com o bichinho? Não sei nada sobre ele!! MS ajudem!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria muito de adotar um jabuti sem preferências de sexo e idade. Sou de juiz de fora-MG se alguém puder me doar ficaria muito feliz!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria muito de adotar um jabuti sem preferências de sexo e idade. Sou de juiz de fora-MG se alguém puder me doar ficaria muito feliz!whats 991280851

    ResponderExcluir
  13. Pode colocar papel toalha em vez de jornal amassado

    ResponderExcluir
  14. Salve! Meu jabutizinho é um filhote, eu deixo ele em um aquário, deixava em terra de horta,terra vermelha de quintal. Mas notei que tinha muitas formiguinhas bem pequenas na terra. Então coloquei areia de praia, mas ela tem milhares de pedrinhas pequenas, e ele está lá faz dois dias, será que ele pode querer comer as pedras ?

    ResponderExcluir
  15. Oi tenho um jabuti filhote e eu ainda não tenho um terrário então comprei uma caixa de gato coloquei areia e uma toquinha ,mais ela está comendo a areia ...isso é normal ou devo tirar a areia? Me responda por favor 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também fica em uma caixa de gato que comprei porém ele não come a areia eu só queria saber se a areia faz mal a ele ou se pode deixar tranquilo .

      Excluir
  16. Se eu fizer um terrário com terra de adubo corre o risco de ele comer a terra?

    ResponderExcluir
  17. Posso colocar terra adubada para jabuti?

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um jabuti acho que nem tem 1 ano peguei tem pouco tempo porém o cantinho dele eu coloquei areia por conta que não tenho terra, isso prejudica o jabuti? Sempre coloco ele no sol e depois coloco ele no cantinho dele com areia .

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma pergunta de leiga mesmo. Estou com um jabuti filhote e gostaria de saber o motivo de ter terra no seu ambiente. Qual a finalidade da terra para o jabuti? A terra ajuda no que? E se o ambiente do jabuti não tiver terra, o que pode acontecer?

    Grata pelo conteúdo.

    ResponderExcluir