quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Alimentação

O segredo da dieta dos jabutis é sempre variar as comidas.

A alimentação deles devem constituir 85% de legumes e vegetais:

Brócolis, salsa, folhas de beterraba, agrião, rúcula, couve, folhas de mostarda, folhas e pétalas de hibisco, pétalas de rosas, alface, ervilha, milho, beterraba, cenoura e folhas de cenoura, vagens, espinafre, repolho, folhas de amoras, abóbora, batata doce, lentilhas, sementes de feijão branco e feijão verde...



Da dieta 10% devem ser de frutas:

Maçã, banana, abacate, mamão, uva, amora, jabuticaba, manga, abacaxi, acerola, melancia, laranja, maracujá, pera, morango, melão, tomate, figo, nectarina, pêssego ...





E ainda 5% da dieta deve ser de proteína animal:

Ração para tartarugas, suplementos alimentares, ovos cozidos com casca, insetos, minhocas vivas, carne moída crua, ratos abatidos, pequenas quantidades de ração de cachorro ...



Dicas:

* Não alimentar seu jabuti com muita alface mamão, pois estes causam diarreia.
* Não dar a seu jabuti pétalas de flores de floriculturas, pois estas contém agrotóxicos que podem causar dano a saúde de seu animal, o recomendável é usar pétalas de jardim.
* Não alimentar seu jabuti com muito abacate, pois ele é muito gorduroso.
* Anotar o que o seu jabuti gosta e não gosta.
* Nunca dê a seu Jabuti restos de comida humana, como macarrão , feijão cozido, arroz...
* Deixar um pote de água sempre disponível.
* Deixar um pouco de ração sempre disponível além da alimentação do dia.
* Alimentar o Jabuti de vegetais 4 dias por semana.
* Alimentar o jabuti de frutas 2 dias por semana.
* Alimentar o seu jabuti 1 dia por semana de proteínas animais.
* Deixar um osso de Siba sempre disponível, para quando o seus jabutis sentirem necessidade de cálcio eles vão roer o osso.

9 comentários:

  1. Que tipo de ração eu posso comprar para o meu jabuti

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Luiza!
    Desculpe ter demorado para responder, mas eu havia parado por um tempo de entrar no blog!

    Você pode dar ao jabuti ração de cachorro se for em pequena quantidade, mas o mais recomendado é ração para répteis mesmo, ou para jabutis.

    Uma marca boa de rações para o seu jabuti é a alcon, que é brasileira e você encontra em qualquer pet shop!

    Espero ter ajudado ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá Primeiramente adorei o Blog !! E o segundo é Tem uma ração para jabutis aqui na casa de ração do meu bairro ,ela é um potinho pequenininho de ração não é tãoo pekenininho !!! mais é um potinho parecendo com aquela massinha Amoeba sabe qual eh ?? No potinho esta escrito "RAÇÃO JABUTI" ai tem a imagem do jabuti !!! Este eles podem comer ?? eu pedi para o vendedor da loja Abrir o potinho para mim ver a ração dentro e é parecida com a de cachorro !!! Só não tem a forma de ossinha na ração !! mais tirando isso a ração é toda colorida tem varias cores são vermelhas,verde, e marrom !! igual de cão neh ??? Obrigada e me responda o mais rapido o posivel pois semana que vem vou comprar o meu na feira !!! vai ser 30 reais !! Enquanto ele(a0é pekenininho(o) Vou colocar dentro de uma caixa de sapato !! a caixa é grande !! de 30 cm .... Eu vou colocar o potinho de comida e o potinho de agua (raso) Vou colocar ela ali até crescer pois o da feira é muitoo pekenoo !!!! é 6 cm o da feira !! mais ai quando crescer vou deixar solta em casa .. Eu queria -lhe fazer uma pergunta .. estão disendo assim > "AFS JABUTI FEDE , SE EU FOSSE VC NEM CRIAVA" é verdade oq estão disendo??? minha mãe disse que não quer bicho fedendo a casa dela !! Obrigada e responda estas duas perguntinhas ok ?? vou mandar todo mundo visitar este blog pq ele é bom !!


    Grata .....

    ResponderExcluir
  4. Será que posso dar chicória também??

    ResponderExcluir
  5. Olá estou aqui para perguntar se o jabuti come tudo isso mesmo?Gostaria de saber pois comprei um jabuti femea e preciso saber de que ela se alimenta
    Desde já agradeço a atenção.
    Anonima!

    ResponderExcluir
  6. Olá sou eu anonimamente de novo!!!!E estou aqui para perguntar se pode ser qualquer tipo de ração para tartaruga?
    Desde já agradeço a atenção.















    ResponderExcluir
  7. qual é o lugar ideal para o jabuti morar ? é prejudicial morar em um apartamento com chão liso ?

    ResponderExcluir
  8. Melhor procurar outro site com informações, pessoal! Espero resposta há oito meses.
    http://www.cobasi.com.br/racao-para-tartarugas-jabuti-cagado-ouro-criador-nutral-3310980/p

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, um dia fui a casa de uma Amiga e ela estava doando a Jabuti dela por causa do mau cheiro. O Marido dela nao queria mais de forma alguma. Ela disse q dava ração de cachorro pra Jabuti. Eu ja li em varios sites que ração de cachorro nao eh aconselhavel dar para os Jabutis. Qdo trouxe a Jabuti pra casa, nao dei a tal raçao, pois nao eh assim que alimento as minhas...entao... nunca sentimos mau cheiro algum. A RAÇAO DE CACHORRO FAZ COM QUE AS FEZES DELES FIQUEM FEDORENTAS...EVITE... PELA SAUDE DELES EM PRIMEIRO LUGAR...caso deseje me escrever... lunasoares2007@gmail.com (assunto, JABUTIS)

    ResponderExcluir