quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dados do Jabuti Piranga

O Jabuti Piranga (Chelonoidis Carbonaria) é um animal da fauna brasileira que vive em grande parte da América do Sul.


Ele pesa aproximadamente 18 quilos e mede de 25 a 45 cm.


São animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto de vegetais quanto de carne.

Se bem cuidados os Jabutis Piranga podem passar dos 80 anos de vida.

Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Chelonia
Subordem: Cryptodira
Família: Testudinidae
Gênero: Chelonoidis

9 comentários:

  1. A minha tem 37cm. e 4 aninhos! Ela é meu tudo!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma jabota de 2 anos e 11 meses, no próximo dia 18 de abril completará 3 anos, ela é linda e a crio dentro de uma gaiola, pois tenho medo que ela pegue friagem ou muito calor, só a solto quando posso vigiá-la, pois tenho 4 cães. Ela é muito esperta e algumas vezes ela emite um som que parece falar comigo, a noite principalmente quando está bem silencioso. Ela nasceu aqui mesmo em casa, pois minha mãe tem uma fêmea e minha irmã um macho. Ficaram um tempo comigo, então nasceu a Vitória no dia do aniversário de meu filho, quando então completava 18 anos. Ganhamos esse lindo presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorota! Gaiola protege do frio e calor? Vc usa drogas? Ela parece falr com vc?

      Excluir
  3. Galera queria um grupo de zap se alguém soube me avisem pf

    ResponderExcluir
  4. Prezados
    Quando ganhamos um pet, e preciso observar a natureza do animal e o ciclo. Existe momentos que se alimentam mais, outros hibernam, outros precisam de caminhar e sol para fortalecer as patas, pois são animais que pastam.Uma solução para a proteína e carboidrato foi dar metade de um ovo de codorna.Hoje com três anos já é quase um adulto é agora come ração,mas as vezes ainda come um ovinho.Nao dou carne,pois toda a geração anterior e vegetariana e vive muito bem. Com relação a limpeza recomenda-se uma limpeza do plantão para evitar acúmulo de fezes.O jabuti tem raciocínio triangular, isso indica que ele tem preferências por determinados lugares e retornam para canto de parede, buracos, locais sem luz e seguros. São curiosos e não gostam de ficar confinados,precisam passar para não terem raquitismo ou atrofia.Para quem não sabe o Kabuto emite som de acordo com o necessidade e até rosnam! Aprendi tudo isso porque quem ama pets vai entender o que eles gostam. Lu

    ResponderExcluir
  5. Desculpe alguns erros, limpeza no plastao.

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelo conhecimento e pelas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Galera, ganhei um Jabuti Piranga Macho, soltei ele no meu quintal que tem algumas leguminosas silvestres e frutíferas como amora, acerola, goiaba, banana. Estou começando a aprender sobre esse animal. Fiz um lago raso pra ele, e estou projetando uma casinha pra ele, pois logo chegará o inverno, e ele precisará de uma casa toca quente. Por enquanto improvisei um abrigo, mas ele gosta de trocar de lugar. Ainda tenho muito que aprender sobre ele,sei que já esteve com uma fêmea. Ainda não sei sua idade, mas irei me informar.

    ResponderExcluir