sábado, 15 de setembro de 2012

Dando banho a seu Jabuti Piranga

Para seu jabuti viver limpo, dê-lhe um banho uma vez ao mês.

Nunca use nenhum tipo de produto para limpeza, pois estes são prejudiciais aos Jabutis.

Encha uma bacia com água morna o suficiente para cobrir o plastrão e alguns centímetros da carapaça.

Deixe o seu Jabuti Piranga se hidratando por um tempo depois de uns 15 minutos, troque a água.

Para lavá-lo, pegue uma escova de dentes e esfregue-a delicadamente na carapaça toda, prestando atenção principalmente nas partes que acumulam muita sujeira: por baixo da carapaça e entre os escudos, assim como, todas as áreas da cabeça, ao redor das pernas e  da cauda.

Faça o mesmo com pernas, pescoço e cauda. Tome cuidado com as áreas não cobertas por escamas, pois estas são mais sensíveis.
Repita o procedimento com o plastrão, com atenção entre os escudos.

Por fim, enxágue bem e não use nenhum produto como xampu, sabonete ou qualquer outra coisa.

Se você lavar seu jabuti mensalmente irá deixá-lo feliz, lipo e saudável.

16 comentários:

  1. Olá muito Obrigada pelas dicas do banho !!! Comprei ontem minha Jabuti não conta para ninguem mais comprei na feira !!! sem autorisação !! Foi 30 reais ..... Eu levei ela ao veterinario ele disse que ela esta saudavel e bem cuidada e é uma femea ele disse !! Ela ainda é filhote mede 5 cm ainda cabe na palma da minha mão !! Ai ontem com sua ajuda dei banho nela e lavei o casco dela delicadamente !!! Com uma escovinha que minha mãe tem !!! Obrigada


    Grata ...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, quando muito novinha é melhor dar banho de sol ou luz especial, quanto a afirmação de que ela é femea voce pode estar enganada, pois se o lugar onde comprou nao é especializado ele nao deve saber se é femea ou macho, só depois do 4° ano de vida voce sabera.

    ResponderExcluir
  3. Meus filhotes ja tem quase 1 ano....ja posso dar banho com agua ou nao?

    ResponderExcluir
  4. Eu usava detergente neutro nos meus. Era bem rápido, apenas para despregar as sujeira. Mas depois deste e de outros artigos, vou para com o detergente, mesmo eles nunca sentindo nada, mesmo porque tiro todos os resquícios.

    ResponderExcluir
  5. Minha prima passou os jabutis dela para mim, pois não podia mais cuidar. Eles são enormes e pesados, um deles já tem 22 anos. Não consigo lavar eles debaixo, porque são muito pesados. Se eu só escovar eles só em cima ta bom?

    ResponderExcluir
  6. Dar banho em Jabuti? Falta do que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu bosta falta do que fazer aonde as vezes ele precisa de banho voće não sabe nada suu bosta nem deveria ter nasido

      Excluir
  7. Meu Deus, quanta bobagem!!! Dar banho em Jabuti, agüinha morna, trocar água etc... Dar bem estar ao animal não significa humanizá-lo, torná-los iguais a nós. Significa entender o que cada animal é e tratá-lo segundo sua condição selvagem. Antes de instruir criadores, seria importante estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão do banho e p quem cria em ksa e por higiene

      Excluir
  8. Meu jabuti tem 5cm é normal quando filhote ele coçar os olhos? Apena um está aberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve a clinica de animais silvestres, em São Bernardo do Campo tem uma ótima, a Selva. rua Banda, 604, Jd. do Mar, próximo a centro de SBC.

      Excluir
  9. Eu passo um cotonetes umedecido em água morna, mas não quente... Pelamordedeus. Aí abre o olho. O veterinário ensinou.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia
    Meu jabuti está com pneumonia, está fazendo tratamento com remédio e inalação, posso dar banho nele nesse período de tratamento?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite minha jabuti está com as pernas de trás travadas . Oque será que aconteceu.

    ResponderExcluir
  12. Se lava o jabuti com sabão do casco para baixo o que acontece?

    ResponderExcluir
  13. Meu jabuti está com a cabeça esbranquiçada não consigo lavar como faço para limpar?

    ResponderExcluir